Enviar mensagem WhatsApp JP SERVICE

Réplica Metalográfica

Réplica Metalográfica

A Réplica Metalográfica consiste em um ensaio metalúrgico não destrutivo, realizada normalmente em peças que não podem ter amostras menores removidas. Sua aplicação de maior significância vai desde a análise de danos e falhas, sendo aplicada também na área de inspeção, como forma de avaliação de vida remanescente através do estado microestrutural dos mesmos. Muito aplicada em equipamentos submetidos a altas temperaturas, altas tensões ou tensões cíclicas, e meios químicos agressivos.

Técnica utilizada


Após preparo da superfície por lixamento e polimento mecânico ou eletrolítico, segue-se o ataque químico/eletrolítico com posterior obtenção da imagem da microestrutura através da aplicação de um filme que revela a topografia do metal. A amostra então é analisada em laboratório em conformidade com as normas ASTM E1351.

As propriedades dos materiais têm estreita relação com sua microestrutura. Materiais metálicos estão suscetíveis à alterações microestruturais quando submetidos a meios agressivos, altas temperaturas e combinação de tensões, o que pode resultar em alterações de suas propriedades metalúrgicas como resistência, ductilidade, tenacidade, dureza e resistência à corrosão. Tais alterações podem ocorrer em equipamentos de processo como resultado, por exemplo, de um envelhecimento térmico, ou até mesmo quando submetidos a condições operacionais adversas como superaquecimentos. Essas degradações são em geral imperceptíveis, visto que os danos reais aos equipamentos ainda não ocorreram, não são visíveis ou ainda não afetaram o processo. Daí a importância da inspeção periódica de integridade de equipamentos submetidos a altas temperaturas e ao fogo direto, ou após ocorrências de anomalias operacionais - ocasiões nas quais os ensaios de réplicas metalográficas são de suma importância.